O Batismo de Jesus...
- Fontes, Elias T.
- 21 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
O Batismo de Jesus: Um Exemplo de Submissão e Obediência
Texto Bíblico: "Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: 'Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?' Respondeu Jesus: 'Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos [...]'" – Mateus 3:13-15a
Pensamento
No Evangelho de Mateus, Jesus inicia seu ministério pedindo para ser batizado e o encerra instruindo seus discípulos a batizarem outros. Nos dias atuais, a obediência e a submissão parecem ter perdido parte de seu apelo, enquanto os direitos e liberdades são mais valorizados. No entanto, para Jesus, a obediência e a submissão tinham grande importância. Será que Jesus precisava ser batizado? Certamente não! Ele não possuía pecado para confessar ou do qual se arrepender. Então, por que ele escolheu ser batizado?
Um motivo simples é que as pessoas não sabiam que Jesus era sem pecado. Se ele recusasse se submeter a João, qual seria o impacto em João, o homem enviado para preparar o caminho? Quantos outros poderiam recusar a submissão também? Jesus não permitiria que nada interferisse nos planos de Deus para nossa salvação. Embora tivesse o direito de recusar o batismo, que era uma ordenança para pecadores, ele renunciou a esse direito para cumprir a justiça de Deus.
Será que em nossas vidas há situações em que a justiça de Deus pode ser prejudicada se insistirmos em nossos direitos ou nos recusarmos a nos submeter quando não somos obrigados? Existe alguma situação em que você poderia voluntariamente se submeter a Deus, confiando na graça do Pai, da mesma forma que Jesus fez?
Muller, Carlos H.
Comments