O Evangelho de Mateus 14:28-29
- Fontes, Elias T.
- 17 de jan.
- 2 min de leitura
“Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. - Mateus 14:28-29
No Evangelho de Mateus 14:28-29, Pedro toma uma atitude ousada e corajosa ao pedir a Jesus que o chame para caminhar sobre as águas. Ao receber o convite de Jesus, ele sai do barco e, de maneira milagrosa, começa a andar sobre o mar em direção ao Mestre. Este evento não apenas destaca a fé de Pedro, mas nos convida a refletir sobre a confiança de Jesus na capacidade de Pedro de realizar o impossível. Mesmo sendo um homem comum, sem poder sobrenatural, Pedro é chamado a fazer algo extraordinário — e ele o faz, porque confia na palavra de Jesus.
Pensamento
Quando refletimos sobre essa passagem, muitas vezes nos concentramos na coragem e na fé de Pedro, mas é importante considerar também a confiança que Jesus deposita em nós. Jesus não só crê em Sua própria autoridade, mas acredita que, com Sua ajuda, podemos realizar coisas além das nossas capacidades. Pedro não tinha o poder de andar sobre as águas por conta própria, assim como nós não temos o poder de vencer muitos dos desafios que enfrentamos sozinhos. Mas, se Cristo nos chama, Ele nos capacita a superar os obstáculos que parecem intransponíveis.
Este episódio nos convida a refletir sobre as situações da vida em que somos chamados a sair de nossa zona de conforto, a abandonar o "barco" da nossa segurança. Há momentos em que o caminho parece impossível, o desafio, insuperável, mas, se estivermos certos de que Jesus está à nossa frente, dizendo "Venha", podemos confiar que Ele nos sustentará, mesmo em meio às águas tempestuosas.
Assim, este convite para andar sobre as águas não é apenas para Pedro, mas para todos nós que enfrentamos medos e desafios que parecem maiores do que nossas capacidades. Jesus nos chama a confiar não em nossas próprias forças, mas em Sua palavra e poder.
Oração
Pai amoroso, eu desejo seguir Jesus, mesmo quando o caminho parece impossível. Concede-me a coragem e a fé necessárias para deixar para trás minhas seguranças e caminhar em direção ao Senhor. Que eu sempre escute Sua voz e confie em Sua capacidade de me sustentar, independentemente das circunstâncias. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Comentarios