O Evangelho de Mateus 16:1-3
- Fontes, Elias T.
- 31 de jan.
- 2 min de leitura
Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu. Ele respondeu: “Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’, e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos!” - Mateus 16:1-3
Em Mateus 16:1-3, vemos um confronto entre Jesus e os líderes religiosos, que tentavam testá-lo, buscando um sinal do céu. A resposta de Jesus destaca a hipocrisia e a cegueira espiritual dos fariseus e saduceus. Eles eram capazes de interpretar sinais climáticos, mas, apesar de todas as evidências miraculosas, não reconheciam os sinais espirituais manifestos na pessoa de Jesus. O maior sinal já estava entre eles, mas seus corações estavam fechados. Esse episódio nos chama à reflexão: estamos buscando sinais ou respostas específicas de Deus, ignorando as formas claras pelas quais Ele já tem se manifestado em nossas vidas?
Pensamento
Muitas vezes, assim como os fariseus e saduceus, exigimos de Deus sinais adicionais, como se as provas da Sua presença em nossa vida não fossem suficientes. Somos tentados a buscar respostas extraordinárias, quando Deus já fala conosco nas circunstâncias cotidianas, nas Escrituras e nos ensinamentos de Seu povo. Jesus nos adverte a não sermos cegos para os sinais espirituais que estão à nossa volta, e a não permitir que nosso orgulho ou nossa teimosia nos impeçam de reconhecer Sua ação. Em vez de demandarmos mais sinais, devemos cultivar uma sensibilidade espiritual para perceber a presença de Deus em tudo o que já nos cerca. Ele fala continuamente, mas será que estamos ouvindo? Será que temos humildade suficiente para aceitar o que Ele já revelou, ou estamos buscando sinais que se alinhem com nossos desejos?
Oração
Pai Santo, obrigado por sempre estar presente em nossas vidas, guiando-nos e falando conosco de diversas maneiras. Ajuda-nos a desenvolver um coração sensível à Sua voz, para que possamos discernir a Sua vontade em cada circunstância. Perdoa-nos quando, por orgulho ou cegueira espiritual, deixamos de enxergar o que o Senhor já está fazendo em nós e ao nosso redor. Queremos estar atentos à Sua presença, satisfeitos com aquilo que o Senhor determina. Em nome de Jesus, o maior de todos os sinais, oramos. Amém.
Comentarios