O Evangelho de Mateus 16:18-20
- Fontes, Elias T.
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo. - Mateus 16:18-20
Em Mateus 16:18-20, Jesus faz uma poderosa declaração a Pedro, identificando-o como uma pedra sobre a qual Ele edificará Sua Igreja. Essa passagem é objeto de muitas interpretações, especialmente no que diz respeito ao papel de Pedro. No entanto, o ponto central é a confissão de fé de Pedro em Jesus como o Cristo. Jesus, sendo a pedra angular (como mencionado em Mateus 21:42), é o fundamento sólido sobre o qual a Igreja é construída. A promessa de que "as portas do Hades não poderão vencê-la" é um forte sinal da invencibilidade da Igreja, que, apesar dos ataques e das adversidades ao longo dos séculos, continua a prevalecer, não pela força humana, mas pelo poder de Cristo, o Senhor da Igreja.
Além disso, a entrega das "chaves do Reino dos céus" a Pedro simboliza autoridade espiritual. O ato de "ligar e desligar" na terra, que se reflete nos céus, enfatiza o poder da Igreja em agir em nome de Deus, orientando a vida e as decisões dos fiéis de acordo com a vontade divina. Isso não significa que a Igreja ou seus líderes têm autoridade autônoma, mas que, sob a liderança de Cristo e guiada pelo Espírito Santo, a Igreja tem um papel vital na administração dos assuntos espirituais.
Pensamento
A Igreja de Cristo é indestrutível porque está fundada no próprio Cristo. Mesmo diante de perseguições, conflitos e crises, o Senhor da Igreja a mantém firme. Não devemos temer pelo futuro da Igreja, pois ela não depende de nossas capacidades, mas sim da autoridade e poder de Jesus. Ele nos deu a fé para fazermos parte dessa obra eterna, e devemos confiar que Ele a sustentará até o fim.
Oração
Senhor soberano, eu te louvo por tua Igreja e pela promessa de que ela nunca será derrotada. Ajude-me a confiar em ti, especialmente quando dúvidas surgirem. Que eu possa lembrar que a Igreja pertence a Jesus, e Ele a guardará até a consumação dos tempos. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.

Comentários