O Evangelho de Mateus 17:10-13
- Fontes, Elias T.
- 15 de fev.
- 2 min de leitura
Os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles”. Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado. - Mateus 17:10-13
No Evangelho de Mateus 17:10-13, os discípulos questionam Jesus sobre a profecia de que Elias deveria vir antes do Messias. A dúvida deles era compreensível, pois os mestres da lei ensinavam que a vinda de Elias precederia o estabelecimento do Reino de Deus. Jesus, no entanto, esclarece que Elias já veio na pessoa de João Batista, que, como Elias, cumpriu um papel profético de preparar o caminho para o Messias. João foi rejeitado, tal como Jesus seria, evidenciando a resistência de muitos à mensagem divina.
O reconhecimento de João Batista como o "Elias" predito desafia a expectativa comum de um cumprimento literal das profecias, revelando o caráter espiritual e profundo da revelação divina. João Batista veio com o espírito de Elias, apontando para a necessidade de arrependimento e restauração. Mas, como muitos não o reconheceram, o mesmo destino de rejeição e sofrimento também aguardava Jesus.
Pensamento
Assim como João Batista foi um sinal para apontar o caminho a Jesus, nós, como discípulos, também temos a missão de levar outros a enxergar Cristo. Porém, nossa tarefa nem sempre será compreendida ou aceita, podendo envolver sacrifícios. Ainda assim, é fundamental manter o foco em apresentar Jesus ao mundo, tal como os profetas fizeram no passado. Cada cristão é chamado a ser um profeta, não necessariamente no sentido de prever o futuro, mas de revelar a verdade de Deus em Cristo.
Oração
Senhor amado, ajude-me a ver claramente o papel que desempenho na missão de apontar outros para Jesus. Que eu não me distraia com questões secundárias, mas que permaneça firme em minha missão de ser um testemunho fiel de Seu amor e verdade. Dê-me força para suportar qualquer mal-entendido ou rejeição, assim como João Batista e Jesus sofreram, mas com a confiança de que estou cumprindo o Teu chamado. Em nome de Jesus eu oro. Amém..
Comments