top of page

O Evangelho de Matheus 10:25


 

“Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!” Mateus 10:25

 

Em Mateus 10:25, Jesus declara: "Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!". Essa passagem nos lembra de uma verdade fundamental para a vida cristã: nosso objetivo, como discípulos, é sermos como Jesus, independentemente das circunstâncias externas ou do que o mundo pense de nós.

 

Pensamento:

 

A mensagem central aqui é que o alvo do discípulo não é acumular bens ou alcançar fama, mas se tornar semelhante ao Mestre, Jesus Cristo. Em nossa caminhada de fé, é fácil nos distrairmos com as preocupações do mundo – sucesso, reconhecimento, bens materiais. No entanto, Jesus nos aponta para uma realidade espiritual muito mais elevada. O que importa não é o que temos, mas quem nos tornamos. A verdadeira medida de sucesso, aos olhos de Deus, é a nossa semelhança com Cristo. Ser como Jesus é o ápice do discipulado.

 

É notável que Jesus, o Filho de Deus, foi acusado de estar associado ao mal, sendo chamado de Belzebu, uma referência a Satanás. Essa acusação é um dos maiores insultos que poderiam ser feitos, pois associar o Salvador ao inimigo mortal da humanidade é algo terrivelmente grave. No entanto, Jesus não revidou ou se defendeu com palavras agressivas. Ele simplesmente continuou a viver e a agir conforme o caráter de Deus. Isso nos ensina que, como discípulos, nossa maior resposta às acusações e perseguições não deve ser verbal, mas demonstrada através de nossa vida.

 

Em vez de buscar retaliação, somos chamados a viver de tal forma que nossa vida reflita Jesus. As palavras podem ser distorcidas, mas as ações de um discípulo fiel falam mais alto. Dale Bruner comenta que o verdadeiro sucesso cristão não está nos critérios mundanos de sucesso, mas sim na nossa habilidade de nos tornarmos como Jesus. A medida do nosso discipulado está em sermos moldados à imagem de Cristo, mesmo quando somos incompreendidos, perseguidos ou até mesmo difamados.

 

Ao sermos fiéis seguidores de Cristo, estaremos preparados para enfrentar acusações injustas e até insultos. No entanto, Jesus nos lembra que o mais importante é a nossa resposta, não em palavras, mas em nossa conduta diária. A maneira como vivemos falará mais alto do que qualquer defesa que possamos articular. Isso porque Jesus quer se revelar até mesmo àqueles que nos perseguem e acusam, e muitas vezes será através do nosso testemunho de vida que Ele fará isso.

 

Oração:

 

Pai, perdoe-me por minhas limitações e por ainda carregar as fraquezas do meu "velho eu". Estou ciente de que ainda estou longe de ser como Jesus, mas confio em Teu poder transformador. Ajude-me a lembrar que o verdadeiro alvo é ser como meu Senhor. Fortaleça-me para perseverar, e que minha vida possa refletir a presença de Cristo de maneira tão clara que, até mesmo aqueles que me criticam ou se opõem, possam ver o Teu Filho em mim. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.

 

Essa reflexão nos desafia a reavaliar nossas prioridades como cristãos. Que possamos nos esforçar diariamente para sermos como Jesus, entendendo que o verdadeiro sucesso no discipulado é a transformação de nosso caráter à semelhança do Mestre, independentemente das dificuldades e oposições que possamos enfrentar. Nossa vida é o testemunho mais poderoso que podemos oferecer ao mundo.

Posts recentes

Ver tudo
O Evangelho de Mateus 28:20b

“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. - Mateus 28:20b   A passagem de Mateus 28:20b  é um poderoso lembrete da presença...

 
 
 
O Evangelho de Mateus 28:20ª

“...ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.”  - Mateus 28:20ª   A passagem de Mateus 28:20a , que nos instrui a ensinar os...

 
 
 
O Evangelho de Mateus 28:19b 

“batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,” - Mateus 28:19b   A passagem de Mateus 28:19b , que nos instrui a batizar...

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page