O Evangelho de Matheus 10:9-10
- Fontes, Elias T.
- 20 de out. de 2024
- 2 min de leitura
“Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.” Mateus 10:9-10
Em Mateus 10:9-10, Jesus instrui seus discípulos a não levarem ouro, prata ou cobre, nem sacos de viagem, túnicas extras, sandálias ou bordão. Ele assegura que "o trabalhador é digno do seu sustento". Aqui, Jesus está ensinando uma lição profunda de confiança na providência de Deus.
Pensamento:
As instruções que Jesus deu para essa primeira missão dos doze discípulos eram específicas e limitadas ao contexto daquela viagem. Mais tarde, ele ajustaria essas orientações, como vemos em Lucas 22:35-36. Mas por que, naquele momento, ele os mandou sem recursos materiais? Existem duas lições principais que podemos tirar disso.
Primeiro, ao não levarem consigo provisões, os discípulos eram forçados a depender da hospitalidade das pessoas que encontrassem. Isso os colocava em contato direto com aqueles que precisavam ouvir a mensagem do Reino de Deus. Muitas vezes, somos relutantes em nos colocar em posições de vulnerabilidade, mas é nessas situações que a graça de Deus pode operar e abrir portas para o Evangelho.
Segundo, essa dependência total de Deus ensinaria aos discípulos que Deus é fiel em prover. Eles aprenderiam que, mesmo sem reservas materiais, Deus cuidaria de todas as suas necessidades. Isso é uma lição importante para todos os cristãos, pois muitas vezes tentamos garantir nossa segurança e controle sobre as circunstâncias, ao invés de confiar plenamente na providência divina.
Esse chamado à confiança é um convite para que reconheçamos que, muitas vezes, ao tentar controlar tudo, bloqueamos as bênçãos que Deus deseja derramar sobre nós. Confiar em Deus não significa abandonar a responsabilidade, mas sim permitir que Ele guie nossos passos e cuidar das nossas necessidades de maneira surpreendente.
Oração:
Pai amoroso, perdoe-me por muitas vezes querer garantir minha própria segurança, ao invés de confiar plenamente no Senhor. Ajuda-me a entender que, quando confio no Senhor, posso experimentar a sua provisão e fidelidade. Ensina-me a depender mais de Ti, sabendo que és um Deus que nunca falha. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.
Reflexão Final:
Essas passagens nos lembram do coração generoso de Deus e do chamado que temos como seus discípulos para compartilhar gratuitamente tudo o que recebemos. Além disso, somos desafiados a confiar em Deus em todas as circunstâncias, sabendo que Ele é fiel em cuidar de nós. Que possamos viver com essa confiança, permitindo que Deus nos use para abençoar aqueles ao nosso redor e expandir o Reino dos Céus na terra.
Comments