top of page

O evangelho de Matheus 7:1-2

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” Mateus 7:1-2


Mateus 7:1-2 nos traz uma advertência importante: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados." Esta passagem tem sido frequentemente mal interpretada, tanto por cristãos quanto por aqueles que desconhecem a profundidade do ensinamento de Jesus. Muitos tomam este versículo como um mandamento para não se envolver nas questões dos outros ou como uma justificativa para o relativismo moral. No entanto, o que Jesus está ensinando aqui vai muito além de uma simples proibição contra o julgamento.

 

Pensamento


Jesus não está proibindo o discernimento moral ou a correção fraterna. De fato, em outras passagens, como Mateus 18:15-17, Ele deixa claro que há momentos em que é necessário corrigir irmãos que estão em pecado. Da mesma forma, o apóstolo Paulo repreende a igreja de Corinto por tolerar comportamentos pecaminosos entre seus membros (1 Coríntios 5:1-2). O ponto central do ensinamento de Jesus não é evitar qualquer forma de julgamento, mas sim como julgamos e com qual atitude o fazemos.

 

O verdadeiro problema é o espírito crítico que muitas vezes nos leva a julgar os outros de maneira severa e sem misericórdia. Jesus está nos advertindo contra o julgamento hipócrita e cruel, aquele que busca falhas nos outros para condená-los e não para ajudá-los a crescer espiritualmente. Quando usamos a "lupa" para encontrar erros nas vidas dos outros e aplicamos uma medida severa, esquecemos que a mesma medida será usada para nós. A palavra "medida" no texto original, "metron", nos lembra que seremos julgados da mesma forma que julgamos os outros.

 

A verdadeira correção cristã deve ser feita com amor e misericórdia. Quando notamos um erro ou pecado em alguém, o foco deve ser o arrependimento e a restauração, e não a condenação. Se abordamos nossos irmãos com uma atitude de compaixão e disposição para ajudar, estaremos refletindo o caráter de Jesus, que foi paciente e bondoso, mesmo diante das falhas humanas. Por outro lado, se nosso julgamento é feito com dureza e ironia, afastamos as pessoas e nos colocamos em uma posição de superioridade que não corresponde ao ensinamento de Cristo.

 

Jesus nos convida a julgar com misericórdia, da mesma forma que desejamos ser julgados por Ele. Todos nós falhamos, e todos precisamos da graça de Deus. Portanto, é fundamental que ofereçamos aos outros a mesma medida de graça que recebemos. O julgamento severo e condenatório não reflete o coração de Cristo. Ele nos ensina a estender a mão para ajudar, a corrigir com amor, e a sempre lembrar que nós mesmos somos recipientes da misericórdia divina.

 

Oração


Pai misericordioso, agradeço-Te por Tua infinita paciência e bondade para comigo. Obrigado por enviar Jesus para viver entre nós, entender nossas lutas e nos mostrar o caminho do perdão e da graça. Ajuda-me a julgar os outros com a mesma misericórdia que recebi de Ti. Que eu possa corrigir com amor, buscando sempre a restauração e a reconciliação. Que meu julgamento nunca seja severo ou hipócrita, mas sempre refletindo o caráter de Jesus. Em nome de Jesus, eu oro e agradeço. Amém.

 

Essa reflexão nos lembra da necessidade de equilibrar discernimento com misericórdia, sempre com a intenção de ajudar, e não de condenar. Quando praticamos esse tipo de correção, estamos verdadeiramente seguindo o exemplo de Cristo.

Posts recentes

Ver tudo
O Evangelho de Mateus 28:20b

“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. - Mateus 28:20b   A passagem de Mateus 28:20b  é um poderoso lembrete da presença...

 
 
 
O Evangelho de Mateus 28:20ª

“...ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.”  - Mateus 28:20ª   A passagem de Mateus 28:20a , que nos instrui a ensinar os...

 
 
 
O Evangelho de Mateus 28:19b 

“batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,” - Mateus 28:19b   A passagem de Mateus 28:19b , que nos instrui a batizar...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page