A Arte da Pacificação ...
- Fontes, Elias T.
- 10 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
A Arte da Pacificação: Guiados pela Presença de Deus
Texto Bíblico: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." – Mateus 5:9
Reflexão
O termo grego traduzido como "pacificador" deriva do adjetivo para "paz" e do verbo que originalmente significava "fazer". Os pacificadores não são meros espectadores que esperam pela paz; eles são agentes ativos que se empenham em promovê-la. Aqueles que buscam fazer a paz se esforçam pela reconciliação onde há conflito, pelo entendimento mútuo onde há discordância e pelo perdão onde houve transgressão. Essa busca pela paz é necessária em situações de conflito entre pessoas.
O ex-primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, que sacrificou sua vida na busca pela paz, sabiamente observou: "A paz não se faz com amigos. A paz é feita com inimigos." Estabelecer a paz entre duas partes antagônicas, seja entre indivíduos, famílias, grupos sociais, ou até mesmo entre comunidades religiosas rivais, é uma obra que somente os verdadeiros filhos de Deus podem realizar.
As qualidades que Jesus abençoa em Seus discípulos estão todas interligadas. Não se trata de alguns terem fome e sede de justiça, outros serem misericordiosos, e outros ainda serem pacificadores. O discípulo que tem Jesus como Senhor, guiando sua vida e inspirando suas atitudes e ações, gradualmente desenvolverá todas essas virtudes. Alguns podem destacar-se mais em uma área do que em outra, mas todos experimentarão mudanças em suas vidas pela presença de Jesus. E por meio deles, Jesus irá operar mudanças em tudo e em todos ao seu redor. Que plano maravilhoso Deus preparou para nós!
Muller, Carlos H.
Comments