Discernimento e Sabedoria...
- Carlos Filho
- 18 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Discernimento e Sabedoria: Compreendendo as Palavras de Jesus
"Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão." Mateus 7:6
Pensamento:
A posição de Jesus nesta passagem é calorosamente debatida. Dado o contexto do julgamento (versículos 1-5), uma possibilidade é que Jesus esteja alertando seus discípulos para não criticarem seus irmãos diante do mundo.
Quando fazemos isso com nossos parentes e colegas de trabalho, envergonhamos Cristo e Sua Igreja. Às vezes, algumas dessas pessoas só precisam desviar outras pessoas dos caminhos do Senhor. Se fizermos o mesmo com nossos irmãos hoje, eles poderão fazer o mesmo conosco amanhã.
Outra possibilidade é que Jesus esteja tentando ajudar os irmãos a manter o equilíbrio em relação à questão do julgamento. Ele apenas alertou contra uma atitude crítica. Alguns cristãos talvez comecem a não ver necessidade de julgar ninguém ou de abandonar seus padrões em relação aos outros.
O próprio Mestre advertiu Seus discípulos para não molestarem certas pessoas que rejeitam o Evangelho (Mateus 10:14-15). Jesus também teve a oportunidade de condenar alguns grupos inteiros (Mateus 15:14; 16:6).
Paulo acabou abandonando seus esforços contra grupos que afirmavam rejeitar o evangelho (Atos 13:46; 18:6).
Nós devemos exercitar o discernimento e perceber que algumas pessoas não aceitam a graça de Deus. Nesses casos, não deixamos o julgamento para a pessoa. Simplesmente aceitamos a posição que a pessoa deseja assumir diante do Senhor. Há outros que aceitarão, e Cristo quer que compartilhemos o evangelho com eles.
Tanto Jesus como Paulo nunca desistiram de pregar o evangelho. Eles simplesmente levaram para outra pessoa. Pela graça de Deus, muitas dessas pessoas foram convertidas.
Ouçamos e obedeçamos a estas palavras de Jesus, e apreciemos e compartilhemos os tesouros que temos em seu evangelho.
Carlos Filho
Teólogo, especialista em aconselhamento pastoral

Comentários