O Desafio da Tentação
- Fontes, Elias T.
- 28 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
O Desafio da Tentação: Lições da Confrontação de Jesus com o Diabo
Texto bíblico: “Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: 'Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares'. Jesus lhe disse: 'Retire-se, Satanás!' […] Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.” (Mateus 4:8-10a, 11):
Pensamento
É surpreendente como o Diabo tentou o Filho de Deus com promessas de poder, não é mesmo? Parece absurdo, mas não é. Nada é mais perigoso do que subestimar as tentações que podem nos assolar. Às vezes, como cristãos, caímos na armadilha de pensar que somos imunes a certas seduções. É exatamente aí que mora o perigo. O momento em que nos sentimos mais firmes na fé é quando estamos mais vulneráveis à queda (1 Coríntios 10:12). É um erro fatal permanecer em situações que nos expõem à tentação.
Jesus, o próprio Filho de Deus, encerrou imediatamente seu diálogo com o tentador. Era necessário que Ele enfrentasse a tentação para que pudéssemos compreender sua capacidade de nos compadecer em nossas fraquezas (Hebreus 2:18; 4:15). No entanto, Jesus não permitiu que a tentação continuasse. Deus nos promete livramento nas tentações (1 Coríntios 10:13), mas isso não significa que devemos brincar com o tentador.
Você prolonga aquela conversa que sabe ser perigosa? Tem dificuldade em resistir àquela tentação online? Insiste em retornar aos mesmos lugares, grupos ou situações onde sabe que o pecado está presente? O que espera que aconteça? Devemos seguir o exemplo de Jesus e repreender o tentador, ordenando-lhe que se afaste (Tiago 4:7). Se até Jesus precisou fazer isso, imagine nós!
Muller, Carlos H.
Comments