O Valor do Amor Demonstrado...
- Carlos Filho
- 5 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Mateus 26:6-10
"Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa. Quando os discípulos viram isso, indignaram-se, e disseram: 'Para que este desperdício? Pois este bálsamo podia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres'. Jesus, porém, percebendo isso, disse-lhes: 'Por que molestais esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo.'"
Pensamento
No episódio em Betânia, Maria é criticada pelos discípulos, assim como Judas em outro relato. Eles questionam o uso do valioso bálsamo, sugerindo que poderia ser vendido para ajudar os pobres. Mas Jesus, sempre atento ao individual, defende a ação de Maria.
Enquanto os discípulos se preocupavam com princípios e ideias abstratas, Jesus focava nas pessoas. Embora tenha ensinado sobre cuidar dos necessitados, seu olhar sempre esteve voltado para as necessidades individuais, como demonstrado em suas parábolas sobre o cuidado pessoal.
Essa passagem nos lembra da importância de colocar as pessoas acima de ideias ou princípios. O amor demonstrado por Maria, ao ungir Jesus, transcendeu a preocupação com a eficiência financeira. Jesus reconheceu essa expressão de amor como uma "boa ação" direcionada a ele.
Assim, somos desafiados a questionar nossas prioridades e a refletir se estamos verdadeiramente colocando as pessoas em primeiro lugar em nossas preocupações e ações.
Carlos Filho

Comentários