top of page

"O verdadeiro significado do julgamento segundo as palavras de Jesus"...



Mateus 7:1-2 - "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês."



Frequentemente, as palavras de Jesus têm sido interpretadas de forma equivocada. O mundo moderno tende a distorcer o ensinamento do Mestre para afirmar que devemos nos abster de nos envolvermos na vida alheia.



Tal concepção reflete o relativismo contemporâneo, no qual a verdade absoluta é questionada, e cada indivíduo é instigado a determinar por si só o que é correto e incorreto. No entanto, Jesus instruiu seus discípulos a corrigirem seus irmãos quando estes caírem em pecado (Mateus 18:15-17).



O apóstolo Paulo ficou surpreso com a tolerância dos cristãos de Corinto diante de um membro que vivia abertamente em pecado (1 Coríntios 5:1-2). Estas e outras passagens confirmam que é fundamental discernir o pecado em nossas próprias vidas e na vida dos outros e agir para promover o arrependimento, quando necessário.



O cerne da questão não está no ato de julgar em si, mas no espírito crítico que busca incessantemente por falhas nos outros e, ao encontrá-las, condena de forma severa. Isso é evidenciado pelo uso da palavra "medida" (do grego "metron") na segunda frase do texto bíblico.



Não se trata apenas do ato de julgar, mas da maneira como o fazemos. Ao nos depararmos com o erro ou pecado, se exercermos o julgamento com compaixão, confiando na disposição da pessoa em se arrepender e oferecendo nossa ajuda, provocaremos uma reação.



Por outro lado, se optarmos pela crítica irônica e pela condenação severa, a resposta será outra.


Como você deseja que Jesus veja seus próprios erros?


Pense nisso, reflita, analise...


Carlos Filho

Teólogo Especialista em Aconselhamento Pastoral

Posts recentes

Ver tudo
Quero fazer análise!

"Quando você me olha nos olhos e pergunta: ‘o que você acha disso?’, eu preciso que saiba de antemão que meu papel aqui não é o de quem...

 
 
 
Palavras de Jesus..

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que...

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page